Nem a chuva que caiu na noite de sábado (24/02) em Manaus afastou a Nação Vermelha e Branca durante a comemoração dos 28 anos do Movimento Amigos do Garantido (MAG). Uma multidão de torcedores encarnados lotou o Sambódromo de Manaus em uma noite apoteótica e inesquecível.
“A festa foi maravilhosa, eu só tenho a agradecer à Nação Vermelha e Branca por ter comparecido em massa ao nosso evento. Então, podem esperar surpresas porque o Movimento (Amigos do Garantido) vem pra arrebentar em 2024. E o boi-bumbá Garantido vai ganhar o festival”, declarou Cláudia Santos, presidente do MAG.
O presidente do Garantido, Fred Góes, considera que a trajetória do MAG é um exemplo de vitória diante de tanto trabalho que já foi realizado. “São 28 anos de luta, de suor. Eu, seu acompanhei, não foi fácil. Mas o MAG sempre foi o nosso braço de apoio em Manaus, divulgando o nosso festival fora de temporada. Então, o MAG é o nosso porto seguro em termos de comprometimento com o nosso próprio boi”, afirmou Fred Góes.
A Rosa Vermelha, em sua voz incomparável, Márcia Siqueira, dividiu o palco com David Assayag e a Batucada e cantou a toada Revolução das Cunhãs, de 2022, emblemática. Outras toadas fizeram os torcedores viajarem no tempo como Eldorado e uma sequência de Terceira, Quarta e Quinta Evolução, 1997, 1998, 1999, respectivamente. Ovacionado, o Boi Garantido, com o tripa Batista Silva, evoluiu no palco ao som da toada Vendaval de Amor Garantido, de 2023, do álbum Garantido por Toda a Vida. Claro, o boi dividiu o palco com a sinhazinha da fazenda substituta, Noely Reis.
Adriano Paketá, o Pajé oficial do Garantido, protagonizou o momento tribal. Chegou em cima de uma miniestrutura alegórica e fez sua performance ao som de “O Baiá”, toada que transformou o sambódromo em um grande cenário místico, em uma representação artística da ancestralidade indígena da inspiração do boi-bumbá.
O levantador de toadas oficial do Garantido, Sebastião Júnior, era uma das atrações mais esperadas pela Nação Vermelha e Branca. Ele, dividindo o palco com o Israel Paulain, fez um show à parte para delírio da galera. “A gente só tem a agradecer ao MAG por sustentar essa paixão aqui em Manaus, é nosso alicerce aqui na capital. Prepara tanto a nossa galera, a Batucada, essa energia para levar a Parintins no festival”, finaliza Sebastião Júnior.