O primeiro ensaio da Batucada do Garantido, em Manaus, abrindo a temporada de 2024, lotou o Olímpico Clube. Em plena metade do mês de janeiro, quando a capital fica cheia de eventos pré-carnavalescos, a festa vermelha e branca esgotou a bilheteria.
“O primeiro ensaio da Batucada em Manaus, que se tornou um grande evento. Isso mostra que a torcida vermelha e branca está no clima de um Garantido forte, grandioso, de um Garantido que está em paz, que está acolhendo seus torcedores. Começou por Parintins e agora, a gente constata que Manaus também está nesse clima. O Garantido vem resgatar o título que a Nação Vermelha e Branca merece”, afirmou Alder Oliveira, diretor musical do Garantido.
E quem foi ao ensaio show da Batucada pôde presenciar um espetáculo nos moldes dos grandes Currais do Garantido, realizados no final dos anos de 1990, no Olímpico. Em pouco mais de sete horas de show, sete levantadores de toada, itens femininos oficiais do Garantido, o boi de pano e os batuqueiros, cumpriram um roteiro que teve vários momentos apoteóticos.
Patrick Herbert, Leonardo Castelo e Luciano Araújo fizeram a primeira parte da programação musical. Foi um esquenta digno da noite porque o público parecia estar com saudade. Toadas antigas, como “Lamento de Raça”, “Vermelho” e “No Compasso da Emoção” fizeram o público reviver experiências de pura emoção. “Estou muito feliz de estar aqui, parece que todo mundo aqui estava com saudade. Essas toadas são a alma viva da história do boi-bumbá”, afirmou o comerciário Carlos Abreu, que estava presente no evento.
Em seguida, David Assayag entrou no palco para levar um repertório só de toadas marcantes, proporcionando momentos de êxtase ao público.
Para terminar a noite, Israel Paulain chegou com toda a garra, mostrando porque é insuperável no espetáculo de arena apresentado no Festival Folclórico de Parintins. Ele sabe do que o povo gosta e a torcida interage com o apresentador do Garantido em uma experiência coletiva de magia, folclore e arte.
A programação montada pela coordenação da Batucada, em Manaus, havia guardado novas surpresas. Com tochas, fogos de artifício em vários momentos, usando pontos variados do lugar da festa, os itens femininos do Garantido completaram o espetáculo. Edilene Tavares (rainha do folclore), Lívia Christina (porta-estandarte) e Valentina Coimbra (sinhazinha) marcaram presença na noite.