Caprichoso e Garantido não são os únicos atrativos culturais do município. Para destacar as outras manifestações, a prefeitura de Parintins preparou um calendário cultural que fomenta a economia e movimenta a cidade.
No interior do Amazonas, o melhor carnaval de rua é realizado na Ilha Tupinambarana com o Carnailha e o Carnaboi. “São dois dias de blocos carnavalescos e um dia de Carnaboi com uma demanda expressiva de turistas”, informa a secretária de turismo Karla Viana.
O calendário segue com o Festival Junino do segundo grupo com apresentação de quadrilhas e danças, pássaros e os bumbás mirins que antecedem o espetáculo dos bumbás Caprichoso e Garantido. Paralelo a isso também acontece a escolha do Cartaz do Festival, entre os meses de abril e maio.
Em julho o período de 6 a 16 é dedicado à Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. O Festival dos bois Garantido e Caprichoso em miniatura no mês de agosto, o Festival do Mocambo e o Festival de verão do Caburi dão sequência a programação anual.
No mês de outubro, para comemorar o aniversário da cidade, uma atração nacional canta os parabéns ao povo parintinense. No mês de dezembro ocorre o Festival de Pastorinhas, brincadeira centenária de cunho religioso incentivada pelo município. Karla Viana assegura que o município trabalha na implantação do museu da cidade, que será instalado no antigo prédio da prefeitura, o Palácio Cordovil, que faz parte do centro histórico da cidade. Recentemente, o local teve o Mercado Municipal Leopoldo Neves revitalizado, unindo a arquitetura original com a modernidade.