Caprichoso começa escolher toadas para o Álbum “Cultura, o Triunfo do Povo”

O Boi-Bumbá Caprichoso reuniu seu time de produtores musicais, conselheiros de arte, músicos, marujeiros, diretores e itens oficiais para a primeira fase de análise das composições inscritas no edital de toadas para a formatação do álbum digital “Cultura, o Triunfo do Povo”.

Foram ouvidas 89 obras divididas em toadas de galera, vaqueirada, genéricas ou livres, boi-bumbá evolução e marujada. O corpo de jurados avaliou positivamente as toadas inscritas no concurso.

Para o maestro e produtor musical Neil Armstrong, o processo de escolha de toadas do Boi Caprichoso é o mais democrático por envolver todos os setores do bumbá. “Todos são envolvidos nas trilhas que vão emocionar na arena e levantar a galera no bumbódromo”, explicou.

Durante a escolha das músicas, são analisados vários critérios, entre eles a estrutura musical, como harmonia e melodia, assim como a própria letra das toadas. Esta é a primeira vez que a cunhã-poranga Marciele Albuquerque participa do julgamento e agradeceu ao presidente Rossy Amoedo pelo espaço ampliado aos itens femininos. “Eu estou muito feliz de viver esse momento rumo a mais um campeonato do nosso boi Caprichoso”, declarou.

O Conselheiro de Arte e diretor de arena, Edwan Oliveira, informou que, após esta fase, outras duas fases serão realizadas em Parintins. “Estamos aqui num processo democrático para escolher de fato o que é melhor. Temos muitas toadas boas, muitas toadas ótimas, mas nós estamos aqui para preparar o melhor álbum do Festival e nossa questão primordial que é o boi de arena”, assegurou.

Conforme o presidente Rossy Amoedo, a escolha das toadas é um dos processos mais difíceis na construção do espetáculo. Mas a nação azul e branca pode aguardar o álbum 2024 com obras que marcarão mais uma vez o Festival de Parintins.

“A escolha das toadas é fio condutor do espetáculo, então fazemos uma escolha transparente, com respeito e responsabilidade, tenho certeza de que teremos toadas que irão contribuir com o tricampeonato do Festival”, concluiu.

As próximas fases da escolha de toadas do Boi Caprichoso ocorrerão em Parintins. O bumbá assegurou que já tem datas de abertura da temporada e de lançamento do álbum “Cultura, Triunfo do Povo”. A próxima audição de toadas está prevista para o início do mês de fevereiro.